Thursday, January 29, 2009

AMAZING, NOTE DATE

"Owners of capital will stimulate the working class to buy more and more of expensive goods, houses and technology, pushing them to take more and more expensive credits, until their debt becomes unbearable. The unpaid debt will lead to bankruptcy of banks, which will have to be nationalized, and the State will have to take the road which will eventually lead to communism"
Karl Marx, Das Kapital, 1867

Monday, January 26, 2009

´SÓCRATES

"É mais fácil escrever sobre Sócrates que sobre uma mulher jovem ou um cozinheiro".
Anton Tchekov

Wednesday, January 21, 2009

HISTÓRIA DA "ÚLTIMA CEIA", DE LEONARDO

.... por muito que se esforçasse - e como ele se esforçou - , não conseguia encontrar um modelo para Judas! Pintara todos os discípulos. Este era o único que ainda estava em branco, sem rosto definido. Os anos foram-se passando enquanto ele continuava a procurar um modelo que tivese a expressão adequada. Mas inutilmente. E o fresco permanecia no mesmo estado. Incompleto. E posso mesmo dizer-lhes que houve uma altura em que Leonardo desistiu. Até que um dia - de uma maneira absolutamente incrível -, no mercado encontrou o rosto que procurava ao longo de todo aquele tempo. E foi dado vida a Judas! Deu dinheiro ao homem, elogiou-o, arrastou-o para o seu estúdios e começou a trabalhar. Conseguem imaginar a energia com que voltou a pegar nos seus pincéis? Nesse instante ergue o olhar e o que é que pensam que ele vê? O seu modelo, com a cabeça enterrada nas mãos, chora de uma maneira incontrolável. “O que é que há?”, pergunta Leonardo, “qual é o problema, homem?”

No primeiro instante o homem agita a cabeça, como todos nós fazemos quando não queremos confessar qualquer coisa. Finalmente balbucia a razão da sua angústia. Muitos anos antes sentara-se naquela mesma cadeira. Sentara-se exactamente no mesmo lugar que lhe haviam indicado desta vez. Mas da primeira vez estivera ali para posar como Cristo...

in O Mestre de Dança, de Nicholas Shakespeare.

Monday, January 12, 2009

DITO

No periódico "Mudar de Vida", lemos na última página:
"Legalmente é um advérbio robusto, aguenta com tantas fortunas!"
Balzac "Les Paysans"
Oportunamente falaremos deste periódico popular.